Cursos Profissionais

FLYER EPC 2024-02

Frequência Gratuita | Nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações

Percurso do ensino secundário com a duração de 3 anos letivos e com uma forte ligação ao mundo profissional.

Os Cursos de Ensino Profissional permitem o prosseguimento de estudos num Curso de Especialização Tecnológica, num Curso Técnico Superior Profissional ou no Ensino Superior.

Os Cursos de Ensino Profissional desenvolvem competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão indo de encontro às necessidades de trabalho locais, nacionais e internacionais.

Um Curso de Ensino Profissional, uma das variantes do Ensino Secundário estabelecida em Portugal em 1989, proporciona aos seus detentores uma qualificação profissional de nível 4, de acordo com a nova escala de 1 a 8 produzida pela Portaria 782/2009, de 23 de Julho. Para além disso, proporciona igualmente o acesso ao ensino superior.

A referida portaria transpõe para a legislação Portuguesa a estrutura dos níveis de formação profissional definidos pela Decisão n.º 85/368/CEE, do Conselho, de 16 de julho, publicada no Jornal Oficial das Comunidades Europeias, n.º L-199, de 31 de Julho de 1985.

• Ter concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente;
  • Não ter concluído o 12.º ano de escolaridade ou equivalente;
  • Idade até 19 anos;
  • Poderão ter 20 anos desde que não tenham interrompido os estudos e tenham transitado no ano letivo anterior;
  • Ter disponibilidade para a frequência do ciclo de formação em regime diurno.
O ensino secundário (12.º ano);
Uma qualificação profissional;
Uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos diferenciados de aprendizagem.
O plano de estudos inclui três componentes de formação: sociocultural, científica e técnica. A componente técnica inclui obrigatoriamente uma Formação em Contexto de Trabalho/Estágio que visa a aquisição e o desenvolvimento de competências relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional. Estes cursos culminam com a apresentação de uma Prova de Aptidão Profissional (PAP).
Os Cursos Profissionais funcionam em regime diurno.
Alunos e Alunas EPC

O que dizem sobre a Escola...