Cidadania e Desenvolvimento

Os domínios selecionados pela escola para serem o mote dos projetos, correspondem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas para 2030. E, considerando que a educação para a cidadania é uma missão de toda a escola, propõe-se que a implementação da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento siga uma abordagem com base nos seguintes pressupostos curriculares:  

  • As práticas são sustentadas no tempo e não meras intervenções pontuais;  
  • Está integrada no currículo, nas atividades letivas e não letivas, nas práticas diárias da vida escolar e sua articulação com a comunidade;  
  • Assenta em práticas educativas que promovem a inclusão;  
  • Envolve alunos e alunas em metodologias ativas e oferece oportunidades d desenvolvimento de competências pessoais e sociais;  
  • Está integrada nas políticas e práticas da escola democrática envolvendo toda a comunidade escolar;  
  • Promove o bem-estar e a saúde individual e coletiva;  
  • Envolve o trabalho em parceria com as famílias e as comunidades;  
  • Está alinhada com as especificidades de alunos/as e as prioridades da comunidade educativa;  
  • Apoia-se na monitorização e avaliação de forma a garantir efetividade e participação.  

Assim, para colocar a componente de Cidadania e Desenvolvimento em prática, a EPC optou por utilizar a metodologia do projeto de turma, tendo em conta que a mesma promove a mobilização integrada de saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e abordar situações e problemas do quotidiano. 

Projeto Cidadania EPC 2024 ALterações Climáticas
Projeto Cidadania EPC 2024 ALterações Climáticas 3
Projeto Cidadania Turma 12ºTD Alunos EPC-01
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