Alunos do 10.º ano de TMEBE promovem biodiversidade urbana no Parque Bensaúde

No âmbito da disciplina de Biologia e do projeto de Cidadania, os alunos do 10.º ano de TMEBE (Técnicas de Massagem Estética e de Bem-Estar) da Escola Profissional CEFAD desenvolveram a iniciativa «Dar abrigo à biodiversidade», que teve como objetivo fomentar e proteger a fauna local através da instalação de duas caixas-ninho para chapins no Parque Bensaúde.

A construção das caixas-ninho, em pinho não tratado, seguiu as boas práticas recomendadas para estas instalações, assegurando um ambiente favorável para o ciclo reprodutivo dos chapins — uma espécie que desempenha um papel essencial no controlo de pragas urbanas, como a lagarta-do-pinheiro (Thaumetopoea pityocampa).

Esta iniciativa contou com o apoio da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, que colaborou na instalação das caixas. Nos próximos dois anos, o grupo de alunos fará a monitorização e a manutenção das estruturas, garantindo que, ao longo de pelo menos três ciclos reprodutivos, os chapins encontrem condições ideais para nidificar na cidade.

photo Alunos do 10.º ano de TMEBE promovem biodiversidade urbana no Parque Bensaúde
Alunos de TMEBE promovem biodiversidade urbana no Parque Bensaúde
Alunos do 10.º ano de TMEBE promovem biodiversidade urbana no Parque Bensaúde photo
Scroll to Top