Projeto Interdisciplinar do 11ºTD sobre Jogos Olímpicos Culmina em Evento Desportivo

O 11º ano do curso Técnico de Desporto (11ºTD) da nossa escola realizou o momento final do seu Projeto DAC (Domínio de Autonomia Curricular), que teve como tema central os Jogos Olímpicos. Este projeto inovador permitiu a conjugação de várias disciplinas, todas alinhadas com objetivos comuns, promovendo uma aprendizagem integrada e multifacetada.

Durante a Área de Integração, os alunos dedicaram-se à pesquisa e ao estudo aprofundado do Movimento Olímpico, explorando a sua história, valores e impacto global. Em Português e Inglês, empenharam-se na redação dos regulamentos para cada torneio e modalidade, garantindo que todas as regras estivessem claras e bem estruturadas.

Os módulos de Formação Técnica foram cruciais para que os alunos adquirissem as competências necessárias para organizar e gerir os torneios. Este trabalho prático permitiu-lhes aplicar os conhecimentos teóricos de forma concreta, preparando-os para desafios reais no mundo do desporto.

Na disciplina de Matemática, os alunos desenvolveram ferramentas para a análise estatística dos jogos e dos desempenhos dos atletas. Este exercício não só aprimorou as suas habilidades matemáticas, mas também lhes deu uma compreensão mais profunda da importância dos dados na avaliação de performance esportiva.

O clímax do projeto foi um conjunto de emocionantes torneios de Andebol, Voleibol, Ténis de Mesa e Atletismo. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade única de participar numa aula de introdução ao Judo, ministrada por um mestre da escola Judokai, o que acrescentou uma nova dimensão ao evento.

Este projeto interdisciplinar não só consolidou os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo, mas também proporcionou aos alunos uma experiência prática e enriquecedora. Ao integrar diferentes áreas do saber, os estudantes puderam desenvolver uma visão holística e aplicável ao seu futuro profissional no desporto.

A culminação deste projeto foi um sucesso retumbante, demonstrando a capacidade dos alunos de trabalhar em equipa, aplicar conhecimentos teóricos na prática e organizar eventos de grande escala. Parabéns a todos os envolvidos pelo empenho e dedicação demonstrados!

EPC DAC do 11ºTD
DAC do 11ºTD EPC