Cidadania e Desenvolvimento
Os domínios selecionados pela escola para serem o mote dos projetos, correspondem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas para 2030. E, considerando que a educação para a cidadania é uma missão de toda a escola, propõe-se que a implementação da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento siga uma abordagem com base nos seguintes pressupostos curriculares:
- As práticas são sustentadas no tempo e não meras intervenções pontuais;
- Está integrada no currículo, nas atividades letivas e não letivas, nas práticas diárias da vida escolar e sua articulação com a comunidade;
- Assenta em práticas educativas que promovem a inclusão;
- Envolve alunos e alunas em metodologias ativas e oferece oportunidades d desenvolvimento de competências pessoais e sociais;
- Está integrada nas políticas e práticas da escola democrática envolvendo toda a comunidade escolar;
- Promove o bem-estar e a saúde individual e coletiva;
- Envolve o trabalho em parceria com as famílias e as comunidades;
- Está alinhada com as especificidades de alunos/as e as prioridades da comunidade educativa;
- Apoia-se na monitorização e avaliação de forma a garantir efetividade e participação.
Assim, para colocar a componente de Cidadania e Desenvolvimento em prática, a EPC optou por utilizar a metodologia do projeto de turma, tendo em conta que a mesma promove a mobilização integrada de saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e abordar situações e problemas do quotidiano.