Domínios de Autonomia Curricular (DAC)
Os DAC têm como um dos principais objetivos o desenvolvimento de competências nos alunos, que lhes permitam: questionar os saberes estabelecidos, integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente, resolver problemas complexos, entre outros.
Para que tudo isto seja possível, a equipa educativa tem algumas etapas a seu encargo, entre elas:
- Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos do desempenho escolar dos alunos;
- Identificação dos principais obstáculos a enfrentar, para definir os desafios prioritários a vencer;
- Seleção das áreas de competência do PA a desenvolver;
- Levantamento de ideias/problemas/objetivos de aprendizagem (envolvendo os alunos);
- Aferição dos eixos de confluência/articulação entre as várias disciplinas.
- Identificação das aprendizagens essenciais de cada disciplina a convocar para a concretização do trabalho;
- Planificação das etapas (problema inicial, processo, produto);
- Definição dos critérios comuns para avaliação de competências transversais e critérios específicos para a avaliação em cada disciplina.
Assim, com a implementação dos DAC nas diferentes turmas da EPC pretendemos contribuir para a formação integral dos alunos, atribuindo-lhes um papel ativo na construção das aprendizagens significativas e na divulgação do seu trabalho final, a toda a comunidade escolar.

