Domínios de Autonomia Curricular (DAC)

Os DAC têm como um dos principais objetivos o desenvolvimento de competências nos alunos, que lhes permitam: questionar os saberes estabelecidos, integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente, resolver problemas complexos, entre outros.   

Para que tudo isto seja possível, a equipa educativa tem algumas etapas a seu encargo, entre elas:  

  • Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos do desempenho escolar dos alunos;  
  • Identificação dos principais obstáculos a enfrentar, para definir os desafios prioritários a vencer;  
  • Seleção das áreas de competência do PA a desenvolver;  
  • Levantamento de ideias/problemas/objetivos de aprendizagem (envolvendo os alunos);  
  • Aferição dos eixos de confluência/articulação entre as várias disciplinas.   
  • Identificação das aprendizagens essenciais de cada disciplina a convocar para a concretização do trabalho;  
  • Planificação das etapas (problema inicial, processo, produto);  
  • Definição dos critérios comuns para avaliação de competências transversais e critérios específicos para a avaliação em cada disciplina. 

Assim, com a implementação dos DAC nas diferentes turmas da EPC pretendemos contribuir para a formação integral dos alunos, atribuindo-lhes um papel ativo na construção das aprendizagens significativas e na divulgação do seu trabalho final, a toda a comunidade escolar. 

 

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