Clube de Leitura

A EPC tem já o seu Clube de Leitura, cujos objetivos são:
» Estimular o interesse e o prazer pela leitura;
» Desenvolver hábitos de leitura;
» Incentivar a leitura de tipologias de textos diversos;
» Promover a reflexão e a discussão em textos de autores portugueses e estrangeiros;
» Desenvolver as competências de vários tipos de leitura – silenciosa, expressiva e dramatizada;
» Estimular a imaginação, o raciocínio lógico, a escuta, e o espírito crítico;
» Estimular a troca de pontos de vista sobre leituras realizadas, temas propostos a partir de uma leitura, autores;
» Desenvolver a concentração e o vocabulário;
» Desenvolver a competência de expressão oral;
» Favorecer a expressão de sentimentos, emoções e opiniões.

No dia 1 de março, dia do início das atividades, os professores Ciro, Fernanda, Daniela, Maria José e Paula, às 10.30, nas suas aulas, fizeram uma atividade com as turmas com o propósito de “despertar” os alunos para a leitura.
No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as convidadas Conceição Silveira, Valéria Afonso e Sara Lomelino foram às turmas conversar sobre este Dia. A prof.ª Sandra antecipou esta sessão e fê-la no dia 4 de março com a turma do 11.º ano, tendo apresentado a biografia da Dr.ª Maria Barroso.

Continuando as comemorações, o Clube teve uma outra sessão no dia 21 de março – Dia Mundial da Poesia – e foram 2 as atividades realizadas. De manhã, os professores César, Cláudia, Fernanda, Maria do Céu, Maria José e Adriana dedicaram uma parte das suas aulas à Poesia, nomeadamente a relacionado com o 25 de abril; tanto os alunos como os professores tiveram a oportunidade de escrever algo sobre liberdade e/ou poesia.

À tarde, a EPC recebeu a “Boutique da Cultura” (BOUTIQUE DA CULTURA | Boutique da Cultura) para nos apresentar o seu projeto de intervenção social pela cultura e realizar uma pequena feira de livros no nosso espaço. Foi uma tarde dedicada à leitura, aos livros, à cultura e à solidariedade.

Clube de Leitura EPC