Mobilidade de ERASMUS+: Finlândia 2023/2024

Os professores Bruno Rocha e Fernanda Duarte estão na Finlândia

No domingo, dia 14 de abril de 2024, os professores Bruno e Fernanda foram recebidos pela colega Johanna Havisto no Allas Sea Pool em Helsínquia para dar início ao curso “O ensino no século 21 – o modelo finlandês”.

Nesta sessão, houve lugar para um brunch, conversas informais sobre o curso e expectativas, bem como sauna e banho nas águas gélidas do Báltico como introdução à cultura finlandesa.

Na segunda-feira, dia 15 de abril, os professores Fernanda, Bruno e os seus colegas visitaram a Escola Primária Herttoniemenranta.

Estiveram em diferentes salas de aula, tiveram uma reunião com a Diretora e foram agraciados com um momento musical.

À tarde, Johanna proporcionou uma visita guiada à Biblioteca Nacional, à Igreja Luterana e ao Museu Cidade das Crianças.

No dia 16 de abril de 2024, os professores Fernanda e Bruno assistiram a aulas de culinária, artes, música, entre outras no colégio Töölön Yhtheiskoslou.

Participaram nos workshops “Soutenir le bien-être des élèves du secondaire” e “Les bénéfices de l’apprentissage par le jeu”.

Na Finlândia, a Natureza é bastante valorizada e, desde cedo, as crianças desenvolvem competências interagindo com os seus elementos. Na visita ao jardim de infância Kesäkumpu, os professores em mobilidade acompanharam um grupo de crianças à floresta.

Também tiveram a oportunidade de “viver” mais um pouco da cultura finlandesa, através de atividades na floresta de Haltia com jogos e ioga.

Os dias 19 e 20 de abril foram dedicados a workshops. Os professores em mobilidade analisaram, com os colegas, os aspetos socioculturais das práticas educativas, a formação profissional e a formação dos professores finlandeses.

Na segunda semana em mobilidade, Quitterie Ruokonen recebeu os professores Bruno e Fernanda na Escola Europeia de Helsínquia.

Além de terem conhecido as instalações e colegas de várias áreas, assistiram a aulas e reuniram com o diretor que explicou o sistema de ensino finlandês.

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril também foram assinaladas em Helsínquia. Aceitando o convite do Adido Cultural, Tiago Carvalho, os professores Fernanda e Bruno estiveram na Embaixada de Portugal em Helsínquia, onde foram recebidos pelo Sr. Embaixador Francisco Vaz Patto.

Viram a exposição comemorativa dessa data, conheceram as instalações e tiveram oportunidade de saborear alguns petiscos portugueses enquanto confraternizavam com emigrantes portugueses e com a equipa diplomática.

Ainda na Escola Europeia, os professores em mobilidade conheceram a colega Patrícia que ensina Português e assistiram à sua aula e ainda a aulas de Tutoria, História e Biologia, entre outras.

Além disso, visitaram a Universidade de Helsínquia, onde reuniram com a equipa pedagógica do departamento de português.

Deixa um comentário