Mobilidade de ERASMUS+: Praga – 2022/2023

Praga com o Professor Hélder Espínola

O professor Hélder Espínola teve a oportunidade de participar num Curso de Coaching na Educação no âmbito do Programa de Mobilidade de Professores, em Praga.

No primeiro dia de correu uma sessão de introdução, onde o professor teve a oportunidade de conhecer os seus colegas, (de diferentes nacionalidades), e ainda realizaram uma visita guiada pela cidade proporcionada pela entidade formadora.

Praga com o Professor Bruno Rocha

O professor Bruno Rocha está na cidade de Praga, no International Training Center, a frequentar o curso Going Digital na Innovative Classroom.
Praga Bruno Escola CEFAD photo

O prof. Bruno terminou o seu curso “Going digital in an Innovative Classroom, no dia 5 de maio, no qual foram abordados temas comoTools for creating your own webpage” e “Tools for efficient presentation”, entre outros, juntamente com colegas de outros países com os quais realizou diversas dinâmicas.

Praga com a Professora Rita Machete

A professora Rita Machete encontra-se em Praga a realizar o curso Encouraging Creative Thinking no International Training Center (ITC).

Praga Rita Escola CEFAD photo_

Estocolmo com o Professor Bruno Rocha e a Professora Fernanda Duarte

Os professores Bruno Rocha e Fernanda Duarte encontram-se em Estocolmo a realizar job-shadowing.

Nesta primeira semana, estão no Norra Real Gymnasium, uma escola secundária com cursos humanísticos, ciências sociais e ciências políticas, na qual já assistiram a aulas e conheceram colegas das diferentes áreas.

Em Estocolmo, os professores Bruno e Fernanda estão a conhecer uma das melhores escolas secundárias da cidade, a qual dispõe de instalações desportivas próprias, laboratórios, biblioteca; bem como uma cantina, na qual os alunos comem gratuitamente. Os professores são qualificados e a rotatividade dos mesmos é muito baixa; existe um conselheiro de orientação vocacional e de estudo, professor de educação especial, enfermeiras e um médico que se dirige à escola mensalmente.

Nos dois últimos dias na Escola Norra Real, Bruno Rocha e Fernanda assistiram a aulas de Inglês, Ciências e Religião; estiveram presentes na Reunião Geral de Professores (foi discutido o novo ano letivo) e ainda numa reunião com alguns colegas, na qual se discutiram, entre outros assuntos, os exames nacionais em formato digital e os problemas inerentes à realização dos mesmos; houve também um espaço para partilha de experiências e apresentação do feedback por parte dos professores da EPC.

Estocolmo Professores Erasmus EPC escola CEFAD photo

Na semana de 15 de maio, os professores Bruno e Fernanda estiveram numa escola privada, financiada pelo Estado – Cybergimnasiet av Johannes Analsson.

Foram recebidos pelos colegas Ivanna, Natallia e Janne que fizeram, no primeiro dia, um tour pelo espaço – cantina, bar, salas práticas de música, cabeleireiro, rooftop e gabinetes de professores. Depois disso, tiveram a oportunidade de assistir a aulas e, no final, reuniram com os colegas para apresentar as primeiras impressões.

Na escola Cybergimnasiet, os professores Bruno e Fernanda tiveram a oportunidade de conhecer e falar com o embaixador dos projetos internacionais da escola – Mustafa. Este aluno encontra-se no segundo ano do ensino secundário e partirá, ainda neste mês de maio, com um grupo de 17 colegas, juntamente com 4 professores para a Croácia, onde desenvolverão atividades relacionadas com a cultura dos dois países – Croácia e Suécia.

Cybergimnasiet ERASMUS+ Escola CEFAD

Deixa um comentário