Semana Cidade Universitária

Durante a primeira semana de maio de 2022, os Alunos e Alunas da Escola Profissional CEFAD encontraram-se na Cidade Universitária a representar a escola.

No evento Wolrd Firefighters Games Portugal 2022, os alunos do curso profissional de Técnico de Massagem de Estética e Bem-Estar, realizaram massagens aos atletas que participaram neste evento. Desta forma, colocaram em prática todos os conhecimentos que foram adquirindo ao longo do ano letivo.

Realizaram massagens na cadeira, é uma técnica de massagem que utiliza um tipo especial de cadeira projetada para que o cliente a ser massageado sinta-se numa posição confortável e relaxante. Realizaram técnicas de massagem terapêuticas para trabalhar musculatura tensa e contraturas. As técnicas de massagem foram aplicadas nas diversas zonas corporais, costas, cervical, membros superiores, membros inferiores e adaptaram às necessidades dos atletas.

E ainda aplicaram algumas técnicas de Massagem Desportiva, é indicada tanto para atletas profissionais como para os amadores, este tipo de massagem trabalha a reabilitação e a manipulação dos tecidos moles do corpo, como os ligamentos, tendões e os músculos. Aplicaram ainda técnicas de pré-competição na preparação dos atletas que iriam entrar e competição, técnicas de pós-competição para recuperação do atleta. Fizeram avaliação de algumas lesões musculoesqueléticas que foram surgindo aos atletas das diversas modalidades, aplicando ligaduras neuro funcionais, ligaduras elásticas e tapes, e ainda, aplicaram frios ou quentes dependendo da situação.

Durante estra atividades, os alunos de massagem tiveram a oportunidade de desenvolver o inglês e um pouco o francês, sempre que comunicavam com os atletas. Deram apoio a todos os atletas do evento e tiveram disponíveis todos os dias úteis no recinto principal do evento, perto do estádio universitário de Lisboa.

Os alunos do curso de Técnico de Desporto também participaram em alguns eventos, durante a manhã, tiveram uma sessão de boas-vindas, ministrada pelo Tiago Rodrigues – Marketing e Comunicação ISCE, que falou um pouco sobre "Os mitos do ensino superior e formas de acesso".

Depois, tiveram uma sessão de apresentação do Curso de Desporto com os seguintes professores:

• Professor Valter (Treino Desportivo)
  • Professora Paula Martinho (Fitness e exercício físico)

Antes do almoço, tiveram uma sessão com alunos, onde esteve presente o Presidente da AE e ex-CEFAD, no final, fizeram uma visita guiada às instalações desportivas do campus.

Partilhamos algumas fotografias da Turma do 11º TMEBE: