Visita de Estudo pelas Ruas de Lisboa

No dia 27 de fevereiro, a turma do 11º TD embarcou numa jornada única pelas ruas históricas de Lisboa, como parte de uma visita de estudo relacionada ao módulo IV da disciplina de Área de Integração, que aborda a temática “O sujeito e a construção social”.

O objetivo era mergulhar nas memórias dos eventos marcantes da madrugada de 24 para 25 de abril de 1974, que moldaram o curso da história portuguesa.

O itinerário cuidadosamente planeado conduziu os alunos desde o majestoso Terreiro do Paço, onde puderam visualizar mentalmente a fragata Almirante Gago Coutinho se aproximando da zona como uma forma de intimidação aos militares revoltosos, até a emblemática Rua do Arsenal, onde imaginaram o tenso confronto entre as tropas lideradas pelo Capitão Salgueiro Maia e as forças favoráveis ao regime sob a liderança do Brigadeiro Junqueira dos Reis.

Ao passarem pelo antigo Tribunal da Boa-Hora, os alunos refletiram sobre os inúmeros cidadãos que resistiram à ditadura e foram condenados ali. A visita ao Largo e ao interior do Quartel do Carmo, epicentro dos acontecimentos da Revolução dos Cravos, ofereceu uma oportunidade única de compreender os detalhes históricos e sentir a atmosfera daquele momento crucial na história de Portugal.

Outro momento significativo foi a reflexão diante da sede da Polícia de Intervenção e Defesa do Estado, na Rua António Maria Cardoso, onde os alunos puderam imaginar as restrições à liberdade de expressão e convivência que caracterizaram o período ditatorial.

Esta visita não foi apenas uma oportunidade de aprendizagem, mas também teve como objetivo promover a consolidação dos conhecimentos sobre a história recente de Portugal, especialmente no que diz respeito à construção do processo democrático. Além disso, incentivou-se a participação cívica dos alunos, mostrando-lhes o poder transformador da história e a importância de estarem conscientes na sociedade em que vivem.

Visita de estudo pelas ruas Lisboa EPC photo 2
Visita de estudo pelas ruas Lisboa EPC photo